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Conectar dados no Excel e resumir informações

Excel - Conectar e consolidar dados

Existem diversas maneiras de conectar dados no Excel. Ao conectar dados você terá acesso a informações que estão fora da planilha Excel, como por exemplo em outro arquivo ou em um site. Os dados conectados ficam disponíveis em uma planilha em forma de tabela.

Os recursos se encontram na aba Dados. Depois de concluir a conexão e ter acesso aos dados, você pode usar recursos como Tabela dinâmica para resumir os dados em um relatório.

Os dados podem ser conectados de forma que sejam vinculados à fonte de dados. Dessa forma, as alterações feitas na fonte de dados podem ser atualizadas na planilha contendo a tabela de dados.

Na imagem com as planilhas, dezenas de arquivos foram conectados a uma planilha de resumo através do recurso Consolidar, com a finalidade de totalizar itens presentes em um ou mais arquivos.

Em seguida foi usado o recurso Tabela dinâmica para resumir por mês os totais dos diversos itens.

Conectar dados no Excel usando Powerquery

Consultas com o Power Query são uma excelente maneira de conectar dados. Essas consultas resultantes de conexões podem servir para diversas finalidades, como por exemplo, conectar arquivos de vendas de uma equipe de vendas.

Cada vendedor pode enviar seu arquivo de vendas e uma planilha vai resumir a quantidade dos produtos em uma tabela. Em seguida, utilizando o recurso de Tabela dinâmica (ou SOMASES, de acordo com a finalidade) pode-se produzir um relatório de vendas com dados segmentados por região, por exemplo.

Na figura que representa uma consulta Powerquery, foi feita uma conexão com o site bitcoinmarketcap, com a finalidade de ter disponível em uma planilha as informações sobre as cotações de Criptomoedas.

Conectar dados com um site

conexão com site de cotação criptomoedas

Na tabela com os valores das criptomoedas, após a conclusão dos ajustes necessários e da criação das macros apropriadas, a planilha grava em uma tabela, as cotações das Criptomoedas. Foi definido um tempo de 5 minutos para cada gravação. Sendo assim, a cada 5 minutos uma nova coluna de informações é automaticamente gerada.

Conectar Excel com fonte de dados Word

Sistema gerador de legendas

Outro exemplo de conexão de dados usando o Powerquery é mostrado na figura com intervalos e legendas.

Uma conexão do Excel com o Word foi realizada. Note que já existe um recurso que conecta o Word com o Excel mas não existe um recurso que conecta o Word com o Excel. Não é uma via de mão-dupla.

A finalidade desta tarefa foi criar um arquivo com extensão .srt a partir dos parágros contidos em um arquivo Word.

A planilha calcula o número de palavras e o tempo utilizado em cada sentença, definindo assim os tempos de início e fim de cada legenda. Em seguida um arquivo .srt é gerado e seu conteúdo vai aparecer como legenda em um vídeo.

Para usar o Powerquery nas versões 2010 e 2013 do Excel é preciso fazer o download e instalar um suplemento.

Clique aqui e faça o o download do Powerquery, somente para Excel 2010 e 2013.

Entre em contato caso precise de suporte ou de mais detalhes sobre as tarefas descritas acima.

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